Através de dicas e livros, é possível ensinar o valor do dinheiro e evitar problemas futuros.
Conversar sobre dinheiro para alguns pais pode ser difícil ou “estranho”, já que muitos não sabem como abordar esse tema para os filhos. E dizer “não” muitas vezes também pode soar como “culpa” por negar o desejo da criança. Mas até que ponto podemos comprar?
Muitos especialistas já orientam aos familiares que a prática da educação financeira deve começar na infância, fase em que as crianças absorvem e observam tudo. E uma maneira de mostrar o valor do dinheiro é colocar os sonhos em objetivos de curto, médio e longo prazo.
Esses objetivos vão ensinar que a criança pode ter tudo que ela quiser, porém com o tempo certo de cada coisa e dando a importância certa ao dinheiro dos pais. Outra dica, é que você seja um exemplo para a criança, mostrando que a felicidade vai além das compras e que elas devem ser controladas.
É importante lembrar que as crianças estão a todo instante sendo bombardeadas de informação e anúncios, e muitos deles, despertam a vontade de consumir. O papel dos pais é mostrar que os sonhos vêm em primeiro lugar e que esse acordo vai além de uma regra, é uma negociação.
Um dos livros recomendados é o “Dinheiro compra tudo?” da autora Cássia D’Aquino. O livro infantil conta o começo das trocas mercantis, surgimento das moedas, além de trazer brincadeiras e adivinhações para lidar com o dinheiro. Outra dica é usar o cofrinho e estipular metas para o uso.
Esses recursos são alguns passos para a formação de uma vida financeira equilibrada para pais e filhos, ajudando na educação das crianças e evitando comportamentos negativos.
https://leiturinha.com.br/blog/educacao-financeira-para-criancas/